sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cirurgia na Cidade

Jornal Zero Hora - Almanaque Gaúcho - 16/02/2012

Porto Alegre vive a perspectiva de grandes transformações nos próximos anos, com a implantação do metrô, a construção de novos viadutos, a revitalização do Cais do Porto e outras tantas obras. São intervenções decisivas para o futuro da cidade, que deverão alterar significativamente a paisagem urbana. Algo semelhante ocorreu há oito décadas, na época da construção e inauguração do Viaduto Otávio Rocha – também chamado informalmente de Viaduto da Borges.
Neste 2012, vão se completar 80 anos da inauguração do viaduto. Foi o final de um longo processo de planejamento, projeto e execução. Já em 1914, o plano diretor previa a abertura de uma rua para ligar o Centro à Zona Sul. A Avenida Borges de Medeiros (chamada General Paranhos no século 19) era o caminho, mas o aclive acentuado até a Duque de Caxias era um obstáculo. Com Otávio Rocha na prefeitura, em 1927 as propostas de traçado entraram em análise. No ano seguinte, começaram as desapropriações e a terraplenagem.
                                                        Foto: Museu Joaquim Felizardo, divulgação

O processo todo – como a foto acima ilustra bem – representou uma verdadeira cirurgia no Centro, abrindo caminho no morro para a tão esperada avenida. Sobre ela, foi construída uma passagem – o viaduto propriamente dito – que garantiu a continuidade da Duque.
As comemorações do aniversário dessa imensa obra deverão ser realizadas em dezembro. Enquanto isso, quem circula, trabalha e mora na região torce para que a revitalização do viaduto avance para além da reforma das calçadas, iniciada no final do ano passado.
                                                    Foto: Guilherme Santos, PMPA, divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário