segunda-feira, 27 de maio de 2013

VIADUTO OTÁVIO ROCHA REDUTO DOS VELHOS VINIS – Por Leonardo da Costa Jaques

Pode-se dizer que a alma de uma cidade significa o conjunto do patrimônio histórico e afetivo que se
constitui no imaginário e materialmente da população que a reside. São praças, parques, prédios,personages,bares, cheiros e esquinas benditas e malditas.
Tudo isso visto através da lente da nossa história pessoal. Da história das nossas vidas. O que não é pouco!
Viadutos também tem alma, como no caso do viaduto Otávio Rocha, no coração do centro porto-alegrense. O viaduto da Borges, como também é conhecido,abriga em si a parte significativa do patrimônio histórico e afetivo da cidade de Porto Alegre.
No apagar de suas oitenta velinhas, porém, é interessante pensar, e tentar entender o modo com a administração municipal tem conduzido o debate sobre a reforma do nosso querido viaduto da Borges. Os atuais permissionários cobram  da administração municipal uma garantia de manutenção dos seus comércios após a revitalização.
O viaduto Otávio Rocha é conhecido como um dos redutos de venda e troca de vinis em Porto Alegre.
Reduto já do CD em tempos de música na rede. Sebos clássicos, repletos de raridades.
O Espaço cultural Qorposanto é um desses lugares peculiares, administrado por Adacir José Flores, presidente da ARCCOV;
Lá o Flores vende e troca vinis, CD's e livros raros. Incentiva a leitura de crianças e adolescentes através do projeto Leitor mirim.
No viaduto, trabalhadores antigos como ourives e sapateiros são referências na região.
A Associação Gaúcha dos Escritores Independentes (AGEI) é outra dessas referências.
Espaços tradicionais que dever ser preservados, e revitalizados, não expulsos como o famoso Tutti Giorni, que teve suas portas fechadas nos altos do viaduto Otávio Rocha por dificuldades financeiras. Mesmo com toda mobilização do setor cultural em torno do Tutti Giorni, não houve solução. Uma perda para cidade! Ponto de encontro da Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul), o bar ainda servia um providencial carreteiro populara dois pilas na hora do almoço. Onde andara o Tutti Giorni?
O viaduto Otávio Rocha faz oitenta anos. Então desejo longa vida ao Teatro de Arena nos altos do viaduto - centro de resistência à ditadura militar em décadas passadas e bastião do teatro gaúcho. Longa vida e bons frutos à Coopsul - Cooperativa Mista e Solidária Utopia e Luta, uma referência em cidadania.
Uma longa vida a todos os atuais permissionários!
O patrimônio histórico e afetivo se faz com políticas sensíveis as referências socioculturais que são dinâmicas no tempo da cidade. Com políticas de inclusão. Não jogando a sua própria história pra baixo de OUTRO viaduto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário